Como Conferir A Confiabilidade De Um Diário De Bordo Digital/eletrônico (e-DB)?

28/02/2025

Com a transformação tecnológica, ferramentas como o diário de bordo digital ou diário de bordo eletrônico (e-DB) para a aviação tem se tornado cada vez mais utilizados. O sucesso se dá por simplificar a operação, aprimorando a eficiência e segurança nas rotinas diárias, mas como conferir se o sistema que você está pensando utilizar é realmente confiável e atestado pelo mercado?  

Como conferir quantas aeronaves utilizam o sistema?

Para adotar um sistema de Diário de Bordo Digital ou Eletrônico, é essencial obter uma Letter of Authorization (LOA) da ANAC para a matrícula da aeronave. No caso de empresas que operam sob os regulamentos RBAC 135 ou RBAC 121, a autorização pode ser concedida por meio de uma alteração no EO (Especificações Operativas).

Diante disso, ao avaliar a migração para um novo sistema, é recomendável solicitar à empresa fornecedora o número de LOAs já emitidas e/ou quantas EO’s foram ajustadas para permitir o uso oficial da solução. Dessa forma, você terá uma visão clara sobre a adoção real da tecnologia e poderá validar sua confiabilidade no mercado.

Por que preciso avaliar a confiabilidade do sistema se ele já está listado como aprovado pela ANAC?

A ANAC disponibiliza em seu site uma lista de sistemas que atendem aos requisitos da Resolução nº 458, que regulamenta o uso de soluções informatizadas para registro e armazenamento de informações por operadores regulados.

No entanto, essa resolução trata exclusivamente de critérios técnicos voltados à tecnologia da informação, sem abordar aspectos como usabilidade e confiabilidade do sistema na prática. Isso significa que, embora um sistema listado tenha sido homologado do ponto de vista tecnológico, ele não está necessariamente autorizado a operar um Diário de Bordo Digital.

Então, o que é necessário para que o sistema seja autorizado para substituir os registros em papel?

A autorização para substituir os registros em papel é concedida pela Superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC. Durante esse processo, a agência avalia a estrutura operacional do sistema e verifica se ele atende aos requisitos mínimos exigidos para a aviação.

Após a conclusão dessa análise, é emitida uma Letter of Authorization (LOA) para a aeronave, formalizando a migração para o Diário de Bordo Digital.

Portanto, antes de adotar qualquer sistema, SEMPRE questione quantas LOAs já foram emitidas para ele. Essa é uma maneira eficaz de garantir que você está escolhendo uma solução realmente confiável e segura.

Por que o diário de bordo digital Plane it é o mais confiável?

O Diário Digital Plane it é a solução líder no Brasil para o registro digital de dados de voo, atualmente, cerca de 300 aeronaves já utilizam o sistema Plane it como fonte oficial de registro de voos.

Totalmente homologado pela ANAC, ele substitui os tradicionais diários físicos, garantindo praticidade, segurança e conformidade regulatória para operações.  

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