Conheça as curiosidades do mais novo helicóptero da Robinson, que será praticamente desenvolvido do zero

O Robinson R88 é o mais novo helicóptero turbina da Robinson Helicopters, lançado na véspera da Verticon (antiga HAI Heli-Expo). Após quase 15 anos sem novos modelos, a fabricante desenvolveu um helicóptero multimissão voltado para transporte executivo, evacuação aeromédica, combate a incêndios e carga externa.
Quais são as principais novidades do Robinson R88?
O R88 traz uma série de inovações para a categoria de helicópteros leves e médios, incluindo:
Primeiro Robinson projetado para missões utilitárias, além do transporte de passageiros.
Porta traseira dobrável, permitindo o embarque de macas para resgates aeromédicos.
Capacidade de carga útil de 1.360 kg, tornando-o um dos monomotores mais versáteis do mercado.
Autonomia de 3,5 horas e alcance superior a 350 NM, ideal para missões de médio alcance.
Certificação IFR single-pilot, aumentando sua aplicabilidade para voos em condições meteorológicas adversas.
Quantos passageiros o R88 pode transportar?
O R88 pode acomodar até nove passageiros e um piloto (ou dois pilotos e oito passageiros), proporcionando mais flexibilidade para operadores que precisam de alta capacidade.
Quais são os equipamentos de navegação e segurança do Robinson R88?
O helicóptero vem equipado com um glass cockpit Garmin G500H TXI e GTN Touch, além dos seguintes sistemas de segurança e navegação:
CAS (Crew Alerting System), para proporcionar, ao piloto, uma visão inteligente dos sistemas da aeronave.
Autopilot de 4 eixos da Garmin, proporcionando maior estabilidade e conforto na pilotagem.
Controles cíclicos duplos e removíveis, permitindo que o PIC se sente em qualquer dos assentos dianteiros, e que o outro possa ser ocupado por um passageiro.
Qual motor equipa o Robinson R88?
O R88 é equipado com um motor Safran Arriel 2W, da mesma família dos motores usados nos Airbus H125, H130 e Leonardo AW09. Esse motor turbina é conhecido por sua confiabilidade e eficiência.
Qual é o preço do Robinson R88?
O preço estimado do R88 é de US$ 3,3 milhões, o que o torna um dos helicópteros multimissão mais acessíveis dentro de sua categoria.
O Robinson R88 possui suporte para manutenção?
Sim. A Robinson oferece suporte incluído para o motor por até 2.000 horas ou 5 anos, o que reduz custos operacionais e aumenta a confiabilidade do modelo.
O R88 tem concorrentes diretos no mercado?
Sim. O R88 competirá diretamente com o Leonardo AW09, que já está na fase final de testes em voo. Ambos disputam o segmento de helicópteros leves a médios voltados para missões utilitárias e transporte executivo.
Quais são os opcionais disponíveis para o Robinson R88?
O R88 pode ser equipado com diversos opcionais para atender diferentes missões, incluindo:
Gancho de carga externa, ideal para içamento de cargas.
Cesto de utilidades, útil para operações de resgate e transporte de equipamentos.
WSPS (Wire Strike Protection System), para proteção contra cabos de alta tensão.
Flutuadores pop-out, aumentando a segurança para pousos sobre a água.
Trem de pouso convencional ou elevado, dependendo da necessidade operacional.
O R88 já está voando?
Não. A Robinson planeja terminar os voos de teste até o final de 2026 e planeja ter o R88 certificado até 2029.
O Robinson R88 vale a pena?
Com um design voltado para missões multimissão, um preço competitivo e um motor confiável, o R88 se destaca como uma opção versátil no mercado de helicópteros leves a médios. Sua certificação IFR, a capacidade de carga útil e o suporte de manutenção incluído tornam o modelo uma alternativa atrativa para operadores que buscam um helicóptero eficiente e adaptável a diferentes cenários operacionais.
Existe alguma certificação extra que novos modelos de aeronave precisam para usar o eDB?
Não. A certificação do diário de bordo digital da Plane it já engloba todos os RBACs e modelos de aeronaves, permitindo sua utilização sem a necessidade de uma certificação adicional específica para cada tipo de aeronave.
Aeronaves novas, como o Robinson R88, podem sair de fábrica com um diário de bordo digital?
Sim, mas atualmente o operador só pode solicitar a LOA eDB após a emissão do CA/CM da aeronave. Esse processo leva cerca de duas semanas. Para otimizar ainda mais a sua operação, a Plane it já está em conversas com a ANAC para viabilizar a emissão da LOA eDB junto com o CA/CM, permitindo que aeronaves novas já saiam prontas para operar com o diário de bordo digital desde o primeiro voo.
Assim como o R88 traz inovações tecnológicas para a aviação geral, o eDB pode ser um passo importante na digitalização da operação e manutenção de aeronaves. Se você quer acompanhar essa evolução e entender como o diário de bordo digital pode transformar sua operação, preencha nosso formulário de contato e fique por dentro das novidades! 🚁