Transformação Digital na Aviação Geral: Tudo Sobre a Implementação do Paperless e Sua Homologação

21/03/2025
Imagem exibindo um blog post da Plane it sobre transformação digital na aviação geral e implementação do paperless. Destaque para um fundo amarelo e imagens de aviões e dispositivos móveis.

A digitalização da aviação avança rapidamente, e um dos principais marcos dessa evolução é a adoção do paperless – a substituição de documentos impressos por registros digitais. Além de reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência, essa mudança simplifica inspeções e melhora a rastreabilidade dos dados. Mas como funciona essa implementação? Quais documentos podem ser utilizados digitalmente? E como a ANAC regulamenta essa transição?

O que é a aviação paperless?

A aviação paperless é a substituição de documentos físicos por arquivos digitais armazenados em Electronic Flight Bags (EFBs) ou outros dispositivos eletrônicos. Isso inclui desde manuais e cartas aeronáuticas até registros operacionais e de manutenção.

Quais documentos podem ser usados em formato digital na aviação geral?

De acordo com a ANAC, documentos que possuam autenticação eletrônica, QR Code ou número de protocolo no SEI podem ser apresentados digitalmente em inspeções de rampa. Além disso, cartas de navegação aérea podem ser utilizadas exclusivamente no formato digital, desde que estejam atualizadas e cumpram os requisitos da regulamentação vigente​.

Todos os documentos podem ser digitalizados ou há restrições?

Nem todos os documentos podem ser simplesmente digitalizados e utilizados sem aprovação. Alguns registros, como o diário de bordo digital (eDB) e registros de manutenção, requerem autorização da ANAC para serem utilizados exclusivamente no formato digital. Outros documentos, como apólices de seguro, podem ser apresentados digitalmente sem necessidade de aprovação prévia​, desde que possuam um QR code ou outra forma de verificar sua autenticidade.

O diário de bordo digital já está autorizado para todas as aeronaves?

Sim, o eDB da Plane it já pode ser utilizado por aeronaves operando sob diferentes RBACs. Nem todos os fornecedores de diários eletrônicos possuem esta aprovação ampla, portanto, pesquise antes de iniciar sua homologação. Para iniciar o uso do eDB, é necessário obter uma LOA (Letter of Authorization) da ANAC. A Plane it te ajuda com todo o processo de emissão de LOA, de forma gratuita.

O que é o Electronic Flight Bag (EFB) e como ele se encaixa na digitalização da aviação?

O EFB é um sistema que combina hardware e software para armazenar e exibir documentos aeronáuticos digitalmente. Em nossa rotina, ele é o ‘tablet’. Ele pode substituir materiais impressos como manuais, cartas de navegação e cálculos de desempenho. Segundo a IS 91-002D, os EFBs Classe 1 e 2 podem ser utilizados sem aprovação específica da ANAC quando empregados com aplicativos Tipo A ou B​.

É necessário ter backup do EFB para operar no modo paperless?

Depende. A necessidade de backup vai depender de quais documentos você está substituindo por versões digitais.

Se o operador substituir documentos de consulta em voo, como manuais, cartas aeronáuticas ou checklists, é necessário seguir o que determina o item 9.4 da IS 91-002D, que exige um meio alternativo de acesso (backup) às informações. Esse backup pode ser:

  • Outro EFB independente, ou
  • Versões impressas dos documentos substituídos.

Por outro lado, caso não haja substituição de qualquer publicação de consulta em voo, como por exemplo, se o único documento substituído for o diário de bordo, conforme previsto na Portaria nº 3.220, é obrigatório portar apenas um dispositivo (PED) em funcionamento durante toda a operação, contendo os registros consolidados, atualizados e disponíveis em condição offline, o que é 100% garantido pela solução da Plane it.

Essa medida garante que o piloto tenha acesso contínuo às informações essenciais mesmo em caso de falha do equipamento principal, contribuindo para a segurança da operação.

Como posso começar a utilizar cartas digitais no meu voo?

Para utilizar cartas aeronáuticas digitais em substituição às versões impressas, é necessário seguir os critérios estabelecidos na IS 91-002D. Isso inclui garantir que as informações estejam sempre atualizadas, em formato equivalente ao impresso, e disponíveis durante todas as fases do voo.

Além disso, é preciso contar com um sistema EFB Classe 1 ou 2 com aplicativos Tipo A ou B, conforme definidos pela própria Instrução Suplementar. O operador e o piloto em comando são os responsáveis por assegurar que os dados estejam válidos e acessíveis, inclusive em caso de perda de conectividade (uso off-line).

Hoje, já existem soluções no mercado brasileiro que atendem a esses requisitos, oferecendo:

  • Cartas IFR e VFR atualizadas a cada nova emenda;
  • Funcionalidade offline, permitindo acesso aos dados mesmo sem internet;
  • Filtro automático de procedimentos por pista e aeroporto;
  • Meteorologia integrada diretamente no mapa, incluindo imagens de nuvens, METAR/TAF e informações de vento e pressão.

Uma das alternativas disponíveis é o aplicativo da Beyond EFB, que fornece cartas e informações aeronáuticas compatíveis com iOS e android. Para mais informações sobre funcionalidades e requisitos específicos da sua operação, entre em contato diretamente com a Beyond.

Quais são os benefícios da aviação paperless?

A transição para o paperless traz diversas vantagens, como:
Redução de peso na aeronave, melhorando o consumo de combustível.
Facilidade de atualização de documentos, garantindo conformidade regulatória.
Acesso rápido a informações críticas, agilizando a tomada de decisões.
Maior rastreabilidade e segurança, reduzindo riscos de perda ou falsificação de documentos.

Como a Plane it está ajudando na implementação do paperless na aviação geral?

A Plane it é pioneira na digitalização da aviação no Brasil e está trabalhando para expandir a adoção do diário de bordo digital e a implementação do paperless em diferentes operações. Além das conversas com a ANAC para facilitar a obtenção da LOA eDB, a Plane it está também em contato com fabricantes de aeronaves para que novas aeronaves possam sair de fábrica já integradas com o eDB.

Como saber mais sobre a transição para paperless?

Se você quer entender melhor como digitalizar a operação da sua aeronave, entre em contato com a Plane it e descubra como o diário de bordo digital pode transformar sua operação! 🚀✈️

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