
Muitas dúvidas surgem quando o assunto é a contabilização das horas de voo, tanto para a aeronave quanto para os tripulantes.
Afinal, qual é a forma correta de registrar esse tempo? A resposta depende da finalidade da contabilização.
Definições essenciais segundo o RBAC 01
O Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 01 estabelece duas definições importantes sobre o tempo de voo:
Tempo em serviço
Tempo considerado para fins de manutenção da aeronave. Ele corresponde ao período entre o momento em que a aeronave decola até o instante em que toca novamente o solo durante o pouso.
Tempo de voo
Tempo utilizado para contabilização da experiência de voo dos tripulantes. Esse referencial varia conforme o tipo da aeronave:
- Helicópteros (asa rotativa): O tempo de voo começa quando as pás do rotor começam a girar e termina quando o helicóptero retorna ao repouso completo.
- Aeronaves de asa fixa: O tempo de voo inicia quando a aeronave começa a se mover por seus próprios meios com o propósito de voar e termina quando ela para totalmente após o pouso.
Na prática, o exato momento em que a aeronave inicia o deslocamento ou quando as pás do rotor começam a girar normalmente não é registrado.
Por isso, são utilizados os horários de acionamento e corte dos motores como referencial para a contabilização das horas de experiência dos tripulantes.
Como registrar corretamente no diário de bordo?
O diário de bordo deve conter os seguintes registros:
- Horário de partida
- Horário de decolagem
- Horário de pouso
- Horário de corte
Para fins de manutenção e diário de bordo, o tempo considerado será o intervalo entre a decolagem e o pouso. Já para fins de experiência da tripulação, pode-se utilizar o período entre o acionamento e o corte dos motores.
Como simplificar a contabilização de horas de voo?
O diário de bordo digital da Plane it facilita todo esse processo para você. Basta registrar os horários de acionamento, decolagem, pouso e corte que o sistema calcula automaticamente o tempo em serviço da aeronave e a experiência dos tripulantes, incluindo tempo IFR, diurno e noturno.
Além disso, é possível exportar um relatório detalhado em formato de planilha, pronto para o registro na CIV digital.
Digitalize sua operação com a Plane it
Quer modernizar sua operação aérea e simplificar a gestão das horas de voo? Entre em contato com a equipe da Plane it por meio do nosso formulário de contato.
Nosso time está pronto para esclarecer dúvidas e ajudar você a modernizar sua operação aérea.
🚀 Plane it – Tecnologia para a aviação do futuro!