Principais erros no preenchimento de diário de bordo: como evitar multas

28/01/2025

Preencher corretamente o diário de bordo é essencial para garantir a conformidade regulatória e evitar multas que podem impactar suas operações aéreas. Seja utilizando um diário físico ou eletrônico, o cuidado com os registros é indispensável. Aqui, listamos os principais erros cometidos no preenchimento, acompanhados de soluções práticas para operadores que utilizam diários físicos e para aqueles que adotaram o Diário de Bordo Eletrônico (eDB).

Multas: O Que Está em Jogo?

Erros no preenchimento do diário de bordo são uma das causas mais comuns de multas na aviação. E estas multas podem acumular rapidamente, por dois motivos:

  1. A multa é aplicada por registro incorreto: Cada linha com erro pode gerar multas entre R$ 1.600,00 e R$ 4.000,00;
  2. Responsabilidade compartilhada: As multas são aplicadas tanto ao operador quanto ao profissional responsável pelo registro.

Além do impacto financeiro, esses erros podem comprometer a credibilidade e a confiabilidade da equipe envolvida na operação. Por isso, entender os erros mais comuns e saber como evitá-los é essencial para manter a conformidade, evitar prejuízos e contratempos.

Principais Erros no Preenchimento do Diário de Bordo

1. Erro na Conversão de Horas

  • O problema: Muitos operadores cometem erros ao converter o formato HH:MM (horas e minutos) para o formato decimal usado nos totais. Por exemplo, 1:30h é frequentemente convertido como 1.3h ao invés de 1.5h.
  • Solução no papel: Aqui a solução é muita atenção e cuidado: utilize a tabela de conversão de horas da ANAC junto a uma calculadora ou planilha no Excel para realizar os cálculos corretamente. Certifique-se de revisar os resultados antes de somar os totais.
  • Solução no eDB: O Diário de Bordo Eletrônico já tem os dados da tabela da ANAC, portanto esta conversão é automatica, eliminando qualquer risco de erro no cálculo.

2. Correção Incorreta de Rasuras

  • O problema: Registros no diário de bordo não podem ser corrigidos de qualquer forma. Correções devem ser feitas no campo de ocorrências/observações, sem alterar o registro original.
  • Solução no papel: Sempre insira as correções no campo de ocorrências/observações, especificando a linha que deve ser invalidada. Tenha cuidado para não esquecer de desconsiderar o registro original ao calcular os totais.
  • Solução no eDB: No diário eletrônico, é possível editar diretamente os registros, mantendo o histórico das alterações e garantindo que os totais sejam atualizados automaticamente.

3. Lançamento Fora da Ordem Cronológica

  • O problema: Perceber que um voo não foi registrado, quando um voo posterior já está lançado.
  • Solução no papel: Os voos da data do voo esquecido até o presente devem ser cancelados, e lançados novamente, garantindo que os totais das páginas estejam corretos.
  • Solução no eDB: O diário eletrônico organiza automaticamente os registros na ordem correta conforme são lançados.

4. Campos Obrigatórios Não Preenchidos

  • O problema: Esquecer de preencher campos obrigatórios é um erro comum. Um exemplo é o número de pousos, onde muitos confundem os requisitos do diário de bordo com os da manutenção, sendo que no diário, o número de pousos é sempre obrigatório.
  • Solução no papel: Consulte a regulamentação para identificar os campos obrigatórios e utilize um checklist e revisões periódicas para garantir que nada seja esquecido.
  • Solução no eDB: O eDB válida automaticamente os campos obrigatórios comuns, não permitindo o registro sem o correto preenchimento deles.

5. Falta de Assinatura no Registro

  • O problema: Em meio a milhares de páginas, e dezenas de diários, a assinatura de alguns registros podem cair no esquecimento.
  • Solução no papel: Mantenha um cronograma de revisões periódicas para garantir que todos os registros estejam assinados antes do fechamento do diário.
  • Solução no eDB: O diário eletrônico envia lembretes automáticos para assinatura, garantindo que todos os registros sejam validados no prazo.

6. Perda do Diário ou Registros

  • O problema: Diários físicos podem ser extraviados ou danificados, resultando na perda de informações e impedimento ao voo.
  • Solução no papel: Guarde o diário em local seguro e mantenha cópias físicas ou digitalizadas como backup. Estas cópias não serão imediatamente válidas como substituição do diário de bordo, mas, caso você consiga comprovar, através de perícias ou outros procedimentos operacionais/jurídicos que os seus backups são fidedignos, pode ser possível realizar a reconstituição dos registros em caso de perda, porém existe o risco de ser necessária a realização da maior inspeção de cada componente da aeronave, para que ela seja autorizada a voar novamente.
  • Solução no eDB: O diário eletrônico realiza backups automáticos diários em servidores privados nos EUA, garantindo a segurança dos dados sem o risco de extravio.

7. Desatualização Regulatória

  • O problema: Alterações nas regulamentações, como os novos códigos de função a bordo, podem passar despercebidas, resultando em registros incorretos.
  • Solução no papel: Monitore regularmente as publicações da ANAC e atualize os modelos de diários de bordo em uso. Treine a equipe para aplicar as novas regras.
  • Solução no eDB: O sistema é atualizado automaticamente pela equipe da Plane it em caso de mudanças regulatórias, garantindo conformidade desde o primeiro dia. Além disso, o suporte da Plane It está disponível para esclarecer dúvidas sobre novas regulamentações.

A Escolha Certa para a Sua Operação


Seja utilizando o diário físico ou o eDB, a conformidade com as regulamentações é fundamental para evitar multas e manter suas operações em dia. Embora o preenchimento manual seja possível, o Diário de Bordo Eletrônico oferece uma solução prática, segura e eficiente, reduzindo significativamente o risco de erros.

Quer saber mais sobre como o eDB pode transformar sua operação? Preencha nosso formulário de contato e descubra as vantagens do diário eletrônico Plane it!

A migração para o eDB não apenas elimina esses desafios, mas também antecipa sua operação ao futuro da aviação, onde a integração com a CIV Digital será uma realidade.

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