Quais Documentos São Obrigatórios a Bordo da Aeronave? Veja a Lista Completa

04/04/2025
Ilustração de um avião monomotor ao lado de um documento com itens marcados, sobre fundo azul escuro

Nem só de plano de voo vive um piloto. Saber quais documentos devem estar sempre a bordo da aeronave é parte essencial da operação segura e em conformidade com as normas. E mais: dependendo do tipo de operação — privada, táxi-aéreo ou linha aérea — essa lista muda, e é importante saber evitar surpresas em fiscalizações por conta de detalhes que passam despercebidos.

Neste post, vamos mostrar o que a ANAC exige segundo o RBAC 91.203, explicar as diferenças entre operações sob os RBACs 91, 121 e 135, e tirar dúvidas comuns sobre LOAs, documentos digitais e operações especiais.

O que o RBAC 91 exige?

De forma geral, qualquer aeronave civil operando sob o RBAC 91 — ou seja, voos privados, voos de instrução, recreativos ou corporativos — precisa portar a seguinte documentação válida a bordo:

  • Certificado de Matrícula e de Aeronavegabilidade, emitidos em nome do operador;
  • Checklist da aeronave e os documentos exigidos no seu Manual de Voo;
  • Publicações aeronáuticas atualizadas, como cartas, procedimentos e informações da rota e dos aeródromos envolvidos;
  • Diário de Bordo preenchido, exceto em aeronaves de recreio nas quais o transporte do diário seja inviável (como ultraleves abertos);
  • Apólice ou certificado de seguro aeronáutico vigente;
  • Licença de estação da aeronave, ou documento equivalente aceito pela ANAC;
  • CVA ou Laudo de Vistoria, quando aplicável;
  • Demais manuais e documentos exigidos conforme o tipo de operação;
  • Autorizações específicas ou especiais (LOAs), se aplicável;
  • Lista de passageiros, quando houver;
  • Manifesto de carga (incluindo dados de peso e balanceamento) sempre que houver transporte de pessoas e/ou carga;
  • Ficha de peso e balanceamento, com planta baixa da configuração da aeronave referente à última pesagem obrigatória;
  • LOAs aplicáveis a sua operação (PBN, eDB, RVSM).

Ao todo são 13 possíveis documentos que devem estar a bordo, e eles devem estar válidos, disponíveis a bordo e atualizados. O formato pode ser físico ou digital, desde que aprovado e acessível offline.

Muitas vezes, o que causa problemas não é o desconhecimento das regras, mas sim uma mudança no tipo de operação. Imagine um piloto acostumado a operar localmente com um Sling, em voos curtos, sempre dentro do mesmo padrão. Sem muita antecedência, ele é chamado para transladar uma aeronave nova da fábrica na África do Sul para o Brasil. Para ter autonomia para cruzar o oceano, uma opção seria instalar um tanque de combustível temporário dentro da cabine de passageiros.

Esse tipo de modificação exige autorização expressa da ANAC, que precisa estar a bordo da aeronave durante a operação, conforme o RBAC 91.203(g). Como é uma situação fora do habitual, é fácil deixar essa exigência passar.

E nas operações comerciais? (RBAC 121 e 135)

Para operadores que seguem o RBAC 121 (linha aérea) ou o RBAC 135 (táxi-aéreo e transporte aéreo regional), a lista de documentos obrigatórios é ainda mais extensa, pois envolve aspectos operacionais e regulatórios adicionais.

Além de tudo o que já listamos para o RBAC 91, também devem estar a bordo (ou acessíveis ao comandante, conforme o caso):

  • Certificado de Operador Aéreo (COA);
  • Especificações Operativas (E.O.) atualizadas;
  • Manual Geral de Operações (MGO) ou as seções aplicáveis à tripulação e ao tipo de voo;
  • Outros documentos específicos de acordo com aprovações do regulador (ex: manual de gerenciamento de fadiga, guia de rotas etc.)

Documentos digitais valem?

Sim! Desde que estejam autorizados, atualizados e acessíveis offline, documentos eletrônicos são aceitos pela ANAC. Isso inclui o diário de bordo digital, publicações em EFB (Electronic Flight Bag), manuais e até seguros digitalizados.

Por isso, é importante manter backups e garantir que o dispositivo usado para consulta esteja com bateria suficiente e funcionando durante todo o voo.

Quer saber quando e como é possível apresentar esta documentação de forma digital? Confira nossa explicação aqui!

📋 Tabela rápida: quem precisa de quê?

DocumentoRBAC 91RBAC 121RBAC 135
Certificado de Aeronavegabilidade (ou CALE para LSAs)
Certificado de Matrícula
Diário de Bordo
Seguro aeronáutico
Licença de Estação
Publicações aeronáuticas atualizadas
Lista de passageiros⚠️
Manifesto de carga⚠️
Ficha de peso e balanceamento
CVA ou laudo de vistoria
Checklists
Manual da aeronave
COA e Especificações Operativas
MGO ou manuais aplicáveis
LOAs para operações especiais⚠️
Demais documentos, conforme aprovação da ANAC⚠️

⚠️ Itens com este símbolo são exigidos apenas em determinados contextos no RBAC 91, como LOAs em operações RVSM por exemplo.

Como manter todos esses documentos organizados e acessíveis durante o voo?

Com tantas exigências — algumas fixas, outras específicas de cada missão — é fácil se perder entre papéis, arquivos soltos e versões desatualizadas. A digitalização destes documentos ajuda não só na verificação de se o que é necessário está a bordo, mas também no controle de versão e validade dos documentos. Ferramentas como o diário de bordo digital ajudam justamente nisso: a centralizar informações críticas da operação, padronizar registros e garantir que tudo esteja acessível, válido e pronto para consulta, inclusive em inspeções sem conexão com a internet, facilitando comprovações e reduzindo a chance de esquecimentos ou inconsistências.

Conclusão

Ter a documentação correta a bordo não é um detalhe burocrático — é parte da segurança operacional e da conformidade legal. Cada tipo de operação traz suas particularidades, e conhecer essas diferenças é essencial para evitar autuações e manter sua operação dentro da norma.

Se você é cliente da Plane it, nossa equipe pode te orientar sobre como organizar a documentação da sua operação — inclusive no ambiente digital — e garantir que tudo esteja de acordo com os RBACs aplicáveis, caso deseje tirar alguma dúvida, é muito simples! Basta entrar em contato por qualquer um de nossos canais de suporte.

E se ainda não é cliente e quer contar com essa e muitas outras facilidades, preencha nosso formulário de contato agora mesmo — será um prazer te atender.

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